Ao trabalhar com Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords), irá deparar-se com muitos números e métricas do Google Ads.
Isto pode ser frustrante e complicado para um principiante, mas neste artigo, vou apresentar-lhe 9 das métricas de desempenho do Google Ads mais essenciais.
As métricas do Google Ads são os indicadores que precisa de seguir para saber se as suas campanhas funcionaram ou não; dão-lhe uma visão do seu desempenho do anúncio e o que fazer a seguir!
Deve sempre começar por definir o objetivo global da sua publicidade. Para a grande maioria, este objetivo tem a ver com o seu resultado final; obter mais vendas e receitas globais também pode aumentar o conhecimento da marca. É necessário definir este objetivo primeiro para determinar quais os KPIs e métricas a ter em conta na avaliação das suas campanhas do Google Ads.
Para mim, a essência do Google Ads são os dados. Para manter o desempenho a um nível elevado, é necessário analisar e interpretar os dados obtidos. Tem de personalizar a sua conta do Google Ads, incluindo as consultas de pesquisa do Google, o texto do anúncio e as palavras-chave negativas, para se adaptar às tendências da sua análise de dados do Google Ads. E para que fique claro: terá de atualizar e personalizar a sua configuração um número infinito de vezes para chamar a atenção dos pesquisadores.
Ter um relatório do Google Ads fácil de entender, com os KPIs adequados para o seu negócio, também é crucial. Idealmente, com as suas cores e ambiente geral, como este relatório com etiqueta branca do DashThis:
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Se estiver num nível de principiante, comece por aprender as principais métricas abaixo e, em seguida, torne-as suas com alguma otimização ao longo do tempo.
Também pode começar com um modelo predefinido de relatório do Google Ads com todos estes KPIs e muito mais.
Retorno do investimento em publicidade (ROAS) é uma das primeiras métricas que eu analisaria para ter uma visão geral do recente desempenho do PPC. O ROAS é o rácio entre os nossos custos no Google Ads e as receitas geradas.
Vejamos um exemplo:
Custo total: 500 dólares
Valor de conversão (receita): $ 3000
ROAS = 6
(3000 / 500 = 6)
ROAS é o nosso retorno de cada vez que gastamos 1$ no Google Ads. Com um ROAS de 6, geramos $ 6 em receita cada vez que gastamos $ 1 no Google Ads. O retorno sobre os gastos com anúncios é, sem dúvida, uma das minhas métricas favoritas do Google Ads.
Se não é um comércio eletrónicodeve acompanhar os contactos relevantes. Vamos supor que trabalha como fotógrafo e que o seu objetivo comercial são as chamadas telefónicas das suas campanhas de anúncios no Google Ads. Neste caso, devemos analisar o preço por aquisição/conversão, uma vez que não podemos calcular o ROAS (sem valores de receita).
O custo de cada conversão varia de sector para sector, uma vez que a concorrência, o custo médio por clique e a taxa de conversão na página de destino são métricas dos motores de pesquisa pagos que influenciam os resultados.
No entanto, deve prestar atenção a quantos contactos relevantes acabam por se tornar clientes e quanto é que um trabalho típico gera em receitas. Com base nestes dados, pode determinar o nível do seu CPA.
O retorno dos gastos com anúncios e o custo por conversão são, sem dúvida, duas métricas de desempenho do anúncio muito importantes, mas não dizem toda a verdade. Uma vez que o ROAS apenas indica o rácio custo/receita, é essencial analisar o número total de conversões.
Mas lembrem-se:
Uma conversão pode ser definida como muitas coisas diferentes, mas deve ser a ação desejada que cria valor para o nosso negócio. Vai precisar de um acompanhamento de conversões, que pode ser facilmente configurado através do Google Analytics para contar o número de conversões.
O número de cliques (cliques nos anúncios) também é essencial para compreender o volume num determinado período de tempo. Os cliques são a essência do Google Ads; por isso, é essencial ver quantos cliques foram comprados durante o período.
É também essencial analisar o seu CPC ou custo por clique.
Taxa de conversão é o rácio entre cliques e conversões. É essencial estar atento a esta métrica, uma vez que é uma das métricas mais importantes para o seu negócio. Como paga por clique, uma taxa de conversão baixa pode ser um grande desafio.
Quão baixo?
Se tiver uma taxa de conversão muito baixa (0,1-0,5%), gerar um retorno razoável sobre os gastos com publicidade pode ser um desafio, uma vez que teremos custos demasiado elevados por cada venda.
Deve comparar a taxa de conversão do Google Ads com a de outros canais no Google Analytics. O tráfego do Google Ads deve ser constituído por potenciais clientes prontos a comprar (isto depende do objetivo da sua campanha); por conseguinte, a taxa de conversão deve estar a um nível razoável.
Ao analisar o número de impressões, obtém uma visão geral do desempenho geral da campanha, como a que está a ter mais exposição nas páginas de resultados de pesquisa e nos anúncios gráficos. É frequente obtermos muitas impressões com a publicidade na rede de display, o que é especialmente interessante se o objetivo da campanha for o conhecimento da marca.
Para além disso, gostaria de mencionar a métrica métrica PPC Quota de impressões de pesquisa. Esta métrica é uma percentagem da sua quota de impressões para uma campanha, grupo de anúncios ou palavra-chave.
Também é essencial verificar os termos de pesquisa e a classificação do anúncio da sua estratégia de licitação.
A taxa de cliques é o rácio entre as visualizações e os cliques. Deve estar sempre atento a este KPI, uma vez que mostra o interesse do seu anúncio para o seu público-alvo. Pergunte a si próprio se o texto do seu anúncio é cativante para o seu grupo-alvo ou se as suas faixas são fiáveis. Talvez algumas pequenas alterações possam melhorar o seu desempenho.
Deve testar sempre diferentes anúncios para encontrar a constelação em que obtém a CTR mais elevada. O objetivo é descobrir a que é que os seus potenciais clientes respondem melhor. Um CTR elevado é realmente o seu objetivo.
E quanto a uma posição de anúncio?
A posição do seu anúncio tem um impacto significativo na sua taxa de cliques, pelo que deve ter sempre em conta ambas as métricas aquando da avaliação. Uma posição de anúncio alta pode causar uma CTR baixa.
É importante estar atento ao valor total da conversão, uma vez que este pode aumentar ou diminuir rapidamente, mesmo que o número de conversões se mantenha inalterado.
Como é que isso é possível?
Todas as lojas de comércio eletrónico devem trabalhar com o seu valor médio de encomenda (tamanho do cesto) para que o valor total de conversão ao longo do tempo possa crescer sem que o número de vendas aumente.
Da mesma forma, é essencial conhecer o valor total da conversão (e o ROAS/CPA) para planear quanto dinheiro deve gastar no próximo mês.
Alguns anunciantes podem negligenciar ligeiramente esta métrica, o que é uma pena. Quando trabalha com o seu Índice de qualidade, pode reduzir significativamente os seus custos, o que é essencial para um negócio rentável.
Na Obsidian Digital dispomos de um quadro estruturado que utilizamos cada vez que criamos novas campanhas para obter uma pontuação de qualidade elevada para cada palavra-chave.
Pode examinar o seu Índice de qualidade para cada palavra-chave e deve analisar mais atentamente os três elementos principais:
1) Experiência da página de destino (a sua página Web)
2) Relevância do anúncio
3) CTR esperado
Deve ter em conta estes elementos para identificar as suas áreas de concentração.
Ponha estas 9 métricas do Google Ads na sua pele. Elas são essenciais para compreender e avaliar o seu desempenho PPC. Pode sempre analisar métricas como a taxa de rejeição ou os parâmetros de referência do sector para aprofundar o seu desempenho e compreender melhor o seu público.
É muito fácil, basta criar um relatório PPC com todos os seus dados do Google Ads actualizados automaticamente todos os dias, como este:
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