KPI

Taxa de conversão de correio eletrónico

Uma boa taxa de conversão de correio eletrónico não só o ajuda a controlar o sucesso da sua campanha de marketing por correio eletrónico, como também pode ajudar o seu negócio a crescer. É uma das métricas mais importantes que deve acompanhar para melhorar as suas campanhas de e-mail. Mas o que é exatamente a taxa de conversão de e-mail e como pode utilizá-la para otimizar o seu marketing por e-mail?

Vamos analisar a definição e mostrar-lhe por onde começar. 

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O que é a taxa de conversão de correio eletrónico?

A taxa de conversão de correio eletrónico é a percentagem de destinatários de correio eletrónico que realizam a ação pretendida. Isto pode incluir uma compra, registo ou subscrição da lista de correio eletrónico da sua empresa. Pode representar qualquer coisa que queira que as pessoas façam depois de abrirem os seus e-mails.

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Como calcular a sua taxa de conversão de correio eletrónico

Para começar, precisa de ter dois dados: O número total de e-mails que enviou (Total de e-mails enviados) e o número total de conversões que recebeu desses e-mails (Total de conversões). Também pode utilizar o número de cliques únicos como alternativa ao total de conversões. Consulte o seu fornecedor de serviços de correio eletrónico se não tiver a certeza de quantas conversões obteve da sua campanha.

De seguida, divida o total de conversões pelo total de e-mails enviados para obter a sua taxa de conversão. Depois, multiplique o resultado por 100 - isto dá-nos o valor percentual para a nossa taxa de conversão de e-mail.

Por exemplo, se enviássemos 1000 mensagens electrónicas e recebêssemos 100 conversões, a nossa fórmula seria: (100 ÷ 1000) * 100 = 10%

Fórmula da taxa de conversão de correio eletrónico

(Total de conversões /Total de e-mails enviados) X 100 = Taxa de conversão de e-mails

O que é uma boa taxa de conversão de correio eletrónico?

Uma campanha de correio eletrónico bem sucedida deve ter uma taxa de conversão decente. O que é uma taxa de conversão decente? Isso depende do seu sector. A taxa de conversão pode ser qualquer referência, como taxa de abertura de email, assinantes de email, número de pessoas que subscrevem as suas redes sociais, ctr e muito mais. De acordo com o Mailchimp, a taxa média de abertura para todos os setores é de cerca de 21,33%. Mas outros parâmetros de referência, como a taxa de cliques, são 2,62%.

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O que é uma má taxa de conversão de correio eletrónico?

Um sinal de uma má taxa de conversão de marketing por correio eletrónico é quando a sua campanha de correio eletrónico resulta em coisas más, como uma taxa de rejeição superior à média. A melhor maneira de determinar a sua classificação em termos de taxa de conversão de correio eletrónico é comparar-se com a taxa média de conversão de correio eletrónico. Este objetivo de conversão situa-se normalmente entre 2% e 3%. Se as suas métricas mostrarem uma taxa inferior a 2%, talvez seja melhor começar a pensar em formas de a melhorar. As baixas taxas de cliques (CTR) das campanhas de e-mail significam que não está a receber cliques suficientes nos links dos seus e-mails, o que também pode levar a uma taxa de conversão de e-mail mais baixa. 

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Exemplos e modelos de KPI de taxa de conversão de correio eletrónico

A sua taxa de conversão de correio eletrónico pode ser adicionada ao nosso modelo de relatório de correio eletrónico:

Veja este KPI em ação aqui!

Modelo de relatório de correio eletrónico Modelo de relatório de correio eletrónico

O nosso modelo de relatório de marketing por e-mail tem tudo o que precisa para começar rapidamente: está pré-construído com os KPIs padrão de que precisa e é totalmente personalizável para que possa visualizar os dados que quiser, da forma que quiser. Acompanhe métricas como taxas de abertura, taxas de cancelamento de subscrição, taxa de cliques e taxa de capacidade de entrega.

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Melhores práticas para a taxa de conversão de correio eletrónico

Para otimizar a sua taxa de conversão de correio eletrónico, é necessário : 

Melhores práticas para a taxa de rejeição

ícone da etapa 1 Ter uma boa linha de assunto

Uma boa linha de assunto de correio eletrónico garantirá que o seu correio eletrónico seja aberto e, depois, cabe-lhe a si fornecer uma mensagem excelente que leve o leitor a agir. Monitorizar de perto a capacidade de entrega, as taxas de abertura e as taxas de conversão ajudá-lo-á a saber o que está a funcionar e o que não está.

ícone da etapa 2 Foco nos testes A/B

Pode melhorar a otimização da sua taxa de conversão e as taxas de abertura utilizando testes A/B nas suas linhas de assunto. Por exemplo, envie duas versões do mesmo correio eletrónico, com duas linhas de assunto diferentes, a dois grupos de 100 pessoas. Se uma delas tiver uma taxa de abertura mais elevada, utilize essa linha de assunto em futuras mensagens de correio eletrónico para outros grupos. Também pode testar diferentes apelos à ação (CTAs) nas suas mensagens de correio eletrónico para ver qual tem uma taxa de cliques mais elevada. A recolha destes dados permite-lhe interpretar a sua taxa de conversão média e otimizar o seu conteúdo para obter o melhor retorno do investimento. Os testes A/B permitem uma estratégia de marketing em que pode incluir os seus subscritores em diferentes conteúdos de correio eletrónico, específicos para o tipo de correio eletrónico que tem mais hipóteses de conduzir a boas taxas de conversão.

ícone da etapa 3 Ter um apelo à ação claro

Depois de o leitor ter aberto o seu e-mail, é aqui que os seus esforços de marketing digital brilham. Os seus leitores precisam de saber imediatamente o que quer que eles façam. Certifique-se de que tem um único apelo à ação utilizando tipos de letra e outros elementos que sejam fáceis de compreender e seguir (ou seja, clicar numa ligação). Se é uma empresa de comércio eletrónico ou vende um serviço, certifique-se de que os seus preços são claros e que a página de destino para onde vão contém as informações corretas. Não confunda os seus leitores com várias ligações e acções que podem ser realizadas. A maioria das plataformas de correio eletrónico tem modelos disponíveis para os dados demográficos que pretende atingir. 

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