KPI

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um KPI crucial não só para as suas campanhas PPC, mas também para o desempenho do seu website e da sua página de destino. Aqui está toda a informação que precisa sobre este KPI, o que é, porque é que é importante, como calculá-lo e muito mais!

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O que é uma taxa de conversão

A taxa de conversão é a proporção de pessoas que realizaram a ação desejada em relação ao número total de visitantes durante um determinado período de tempo ou quantidade de tempo. Esta é uma boa métrica para a geração de leads, para calcular a rentabilidade e pode ser monitorizada nos seus anúncios do Google, e-mails, páginas de destino (ou homepage), site de comércio eletrónico e em qualquer outro lugar onde tenha definido um objetivo comercial de compra, início de um teste, subscrição de algo ou conversão num cliente pagante.

Como calcular a taxa de conversão

Não precisa de uma calculadora de taxas de conversão! Para a calcular, basta pegar no número total de conversões e dividi-lo pelo número de visitantes do sítio Web (não confundir com o número de sessões). Pode acompanhar a taxa de conversão de todo o seu sítio Web, de cada página Web ou a taxa de conversão da campanha de marketing dos seus anúncios do AdWords ou do Facebook.

Taxa de conversão Fórmula:

O número de conversões ÷ o número de visitas. Por exemplo, se tiver 30 conversões em 1.000 visitas, a sua taxa de conversão será de 3%, uma vez que 30 ÷ 1.000 = 3%.

O que é uma boa taxa de conversão?

Tudo depende do seu sector de atividade, pois cada sector tem valores de referência significativamente diferentes . A taxa média de conversão de varia entre 3% (vestuário, eletrónica, passatempos) e 8% (automóvel, direito e administração pública). Assim, mais de 10% é definitivamente uma taxa de conversão de superior à média .

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O que é uma má taxa de conversão

Abaixo de 2% a 3% é uma taxa de conversão bastante baixa . Mais uma vez, isto depende da referência do seu sector , mas se tiver uma taxa de conversão média de 1% na página , pode assumir com segurança que é baixa e deve concentrar-se na otimização da taxa de conversão (CRO). Talvez alterar o seu apelo à ação (CTA), modificar a experiência do utilizador para aumentar a conversão ou simplesmente repensar os seus esforços de marketing.

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Exemplos e modelos de KPI de taxa de conversão

A sua taxa de conversão média em pode ser adicionada a vários tipos de relatórios diferentes.

Veja este KPI em ação aqui!

Modelo de relatório de comércio eletrónico Modelo de relatório de comércio eletrónico

Um relatório com todas as métricas mais importantes para o seu sítio de comércio eletrónico, como o abandono do carrinho de compras, a taxa de cliques (CTR) e, claro, a sua taxa de conversão de comércio eletrónico.

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Modelo de relatório de marketing digital Modelo de relatório de marketing digital

De SEO a redes sociais e PPC, este relatório dá-lhe uma boa visão de todas as métricas da sua estratégia de marketing em linha e da taxa de conversão global.

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Modelo de relatório do Google Analytics Modelo de relatório do Google Analytics

Basta introduzir os seus objectivos de conversão em (e até os seus dados do Google Ads) e acompanhar uma taxa de conversão específica, a página Web novos clientes, o acompanhamento de conversões e muito mais.

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Melhores práticas de taxa de conversão

Há alguns aspectos a ter em conta ao monitorizar a taxa de conversão de :

Melhores práticas de taxa de conversão

ícone da etapa 1 Acompanhe-o juntamente com outras métricas

Uma taxa de conversão de 50% em parece espetacular, certo? Mas se só recebeu 2 visitas de potenciais clientes, isso representa apenas 1 conversão, o que pode não ser um resultado assim tão bom. Ao acompanhar a sua taxa de conversão juntamente com o tráfego e o número de conversões , terá uma melhor ideia do seu desempenho.

ícone da etapa 2 Otimização da conversão

Para maximizar o seu retorno do investimento, certifique-se de que optimiza a sua taxa de conversão tanto quanto possível. Ganhar nem que seja 1% em todas as suas páginas ou anúncios pode significar muito mais receitas nos seus bolsos. Não se esqueça de ter em consideração os dispositivos móveis ou a sua aplicação móvel também.

ícone da etapa 3 Fazer testes a/b

A otimização anda de mãos dadas com testes a/b. Pode pensar que as suas conversões vão melhorar depois de uma alteração no seu CTA, mas, no fundo, pode prejudicar as suas conversões sem o saber. 

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Sinónimos de taxa de conversão

Embora a taxa de conversão seja amplamente utilizada, existem vários sinónimos que podem ser utilizados. Eis alguns deles:

Taxa de conversão, % de conversão, Conv. %, Taxa de conversão de objectivos, Rácio de conversão, Conversão / visitas, Conversão / sessão, Conversão / clique, Conversão por sessão, Taxa de conclusão do objetivo, Taxa de objectivos, Taxa de conversão do sítio Web, Taxa de conversão de campanhas, Taxa de conversão de anúncios, Taxa de conversão de marketing, Taxa de ação, Taxa de transação, Taxa de conversão média, Taxa de conversão de comércio eletrónico, Taxa de conversão global

Recursos sobre a taxa de conversão

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